La science des personnes de cour, d’épee et de robe – Tome VI

Título: La science des personnes de cour, d’épee et de robe du
Autores: Sieur de Chevigni e Sieur de Limiers
Edição: Nouvelle edition, Tome VI
Publicação: A Paris, ches la Veuve Lottin & Boutart
Encadernação: Couro, com tiras de manuscritos como reforço
Proprietário anterior: G.A.Sceller (assinatura presente)
Número: 151


A Ciência das Pessoas da Corte, da Espada e do Manto é uma enciclopédia publicada em Paris , onde sua primeira edição apareceu em dois volumes in-8° por J. de Nully em 1706. Foi imediatamente retomada em Amesterdão por François L’Honoré e depois Chatelain, tendo assim tido várias edições a partir de 1707. Esta obra de referência sintética, que representava o conhecimento da época, teve grande sucesso. A obra é dedicada ao Príncipe de Orange e Nassau.

Seus sucessivos editores foram o Sr. De Chevigny e Henri Philippe de Limiers. Nosso exemplar foi produzido por estes dois editores e publicado em Paris. Pierre Massuet foi outro responsável por uma continuação de 1752.

Este raro e fascinante exemplar do La science des personnes de cour, d’épee et de robe reflete a essência da literatura jurídica e militar da época em que foi produzido. Publicado na França pela Viúva Lottin & Boutart, os volume da obra trata das habilidades e ciências pertinentes às pessoas da alta sociedade, advogados (“de robe”) e militares (“d’épée”), oferecendo um vislumbre da formação intelectual e prática que era exigida desses grupos durante o Antigo Regime.

A estrutura e o conteúdo da obra abrangem uma rica variedade de temas que envolvem tanto aspectos técnicos, como táticas e teorias militares, quanto princípios jurídicos e administrativos. A obra se destaca por unir esses dois mundos, muitas vezes tratados de forma separada em publicações contemporâneas. O autor, Sieur de Chevigni, apresenta com clareza uma abordagem didática para aqueles que ocupavam posições de destaque, revelando a mentalidade e as expectativas de formação da época.

O estado de conservação desta edição é notável. A encadernação de couro, apesar de antiga, preserva um charme singular, com reforços feitos de tiras de manuscritos, sugerindo a reutilização de materiais valiosos. Outro detalhe interessante é a assinatura de um dos proprietários anteriores, “G.A.Sceller”, que acrescenta ainda mais valor histórico ao volume. O número 151 também pode indicar uma catalogação antiga, provavelmente de uma coleção particular.

Os assuntos tratados no volume que possuo em minha biblioteca dedicado à Física e História Natural, são: Artigo I – A física em geral. §1. Os corpos em geral; §2. As diferentes espécies de corpos. Art. 2 A Física; §1. O céu; §2. A terra; §3. O Ar; §4. O Fogo; §5. A água; §6. As plantas.

Para estudiosos de história, direito ou para aqueles interessados na nobreza e na vida militar durante o século XVIII, este livro é um verdadeiro tesouro. Ele serve não só como uma fonte de conhecimento, mas também como uma relíquia material da história editorial francesa. A presença de manuscritos e a encadernação única conferem um valor adicional a essa obra, tornando-a uma peça de destaque em qualquer biblioteca de livros raros.

Quadros anexados ao livro:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

©2024 LIVROS WordPress Theme by WPEnjoy